Lutar pela promoção da justiça social e facilitar uma maior compreensão das desigualdades sociais constitui um dos pilares centrais da intervenção da economia solidária. A ação no domínio da Coesão Social e Territorial assenta na defesa dos Direitos Humanos, garantindo a igualdade de oportunidades no acesso ao trabalho, à cultura, a documentos e habitação condigna, ao mesmo tempo que combate o desperdício alimentar e fomenta a agricultura biológica e alimentação saudável.
EQUIPA DE ANIMAÇÃO TERRITORIAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL
A Equipa de Animação Territorial e Desenvolvimento Local, que atua globalmente em territórios em situação de risco, criando condições sociais e organizacionais, com as populações locais, que favoreçam a mudança e/ou a reversão dos processos de desfavorecimento ou estagnação socioeconómica.
GABINETE DE APOIO A MIGRANTES
O Gabinete de Apoio a Migrantes e CLAIM Açores alia a promoção e defesa dos Direitos Humanos à valorização da dignidade humana, seja pela dinamização de iniciativas de cariz intercultural, seja pelo compromisso de contribuir para uma plena integração de migrantes, residentes ou não na Região Açores.
- > Consultoria em Migrações e Direitos Humanos
- > Acolhimento e integração de Migrantes, Requerentes de Asilo e Refugiados
- > Apoio na regularização documental
- > Formação em língua portuguesa
- > Dinamização de atividades de fomento da leitura e da diversidade cultural
- > Projeto Sertã Solidária
PLATAFORMA ITINERANTE DE INTEGRAÇÃO SOCIOCULTURAL
A Plataforma Itinerante de Inclusão pela Cultura possibilita o acesso à Cultura a públicos em situação vulnerável e/ou de exclusão social na ilha de São Miguel. Em andamento, reforçam-se os laços entre mediadores e participantes – ao mesmo tempo que se desmontam preconceitos - relacionam-se vivências passadas e presentes e definem-se, divulgando, os elementos identitários de cada localidade.
- > Promoção e coprodução de experiências culturais
- > Dinamização de projetos de inclusão pela cultura
- > Contributo na melhoria do acesso à Cultura
EQUIPA TÉCNICA DE INTERVENÇÃO AGROAMBIENTAL - EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E INCLUSÃO
A Equipa Técnica de Intervenção Agroambiental – Educação, Formação e Inclusão, visa contribuir para a promoção da agricultura biológica na RAA, através de uma estratégia que articula a inclusão social, a criação de emprego para pessoas com muito poucas habilitações e com baixos índices de empregabilidade, o reforço e a formação/capacitação de públicos desfavorecidos, a proteção do ambiente, a inovação nas práticas de produção e comercialização e a investigação de novas metodologias agrícolas na defesa do desenvolvimento sustentável.
- > Consultoria em agricultura biológica
- > Produção de agricultura em modo biológico
- > Formação certificada
- > Empreendedorismo agrícola
- > Atividades lúdico-pedagógicas
- > Integração ocupacional
OBSERVATÓRIO SÓCIO HABITACIONAL DOS AÇORES
O Observatório Sócio Habitacional dos Açores (OSHA), desenvolvido em parceria com a Direção Regional da Habitação, apresenta-se como um instrumento fundamental no estudo, análise e acompanhamento da situação habitacional nos Açores e um suporte de apoio do direito à Habitação condigna e de combate à pobreza e à exclusão social.
- > Aconselhamento técnico em matéria de apoios à Habitação
- > Triagem e encaminhamento para os diferentes programas em vigor
- > Gestão e mediação de conflitos
- > Elaboração de estudos habitacionais
- > Elaboração de projetos, vistorias, levantamentos e fiscalização de obras
- > Medições e elaboração de orçamentos