Rede de Economia Solidária dos Açores
30 organizações

A CRESAÇOR – Cooperativa Regional de Economia Solidária, CRL, representa a Rede de Economia Solidária dos Açores que conta atualmente com 30 instituições cooperadoras, embora a sua maioria se situe na ilha de S. Miguel, abrange as Ilhas Terceira, Santa Maria, São Jorge, Flores Corvo.
As instituições de Economia Solidária dos Açores desenvolvem atividades económicas como a produção de bens e serviços em contexto de trabalho visando a reinserção social, pessoal e profissional de grupos sociais desfavorecidos (pessoas com deficiência física e/ou mental; deportados; alcoólicos e toxicodependentes em processo de recuperação; beneficiários de RSI; Ex-reclusos em condições de reinserção na vida ativa; pessoas sem abrigo, etc.), criando-lhes a oportunidade que o mercado recusou, principalmente através da sua integração nas empresas de inserção.
O apoio às famílias e comunidades socialmente desfavorecidas através do apoio ativo à educação, formação e integração profissional por via da inserção socioeconómica, tem sido essencial para quebrar ciclos de pobreza instalados. 
Ao promoverem a integração através da economia, potenciam a autonomia financeira dos seus públicos e a transição de pessoas subsidiárias a contribuintes ativos. Ou seja, defendem a máxima que a integração social passa principalmente pela integração económica. Este tipo de abordagens, além dos impactos positivos na vida das pessoas tem impactos na economia da Região Autónoma dos Açores, por força do aumento das receitas do Estado: diminuição dos gastos com encargos sociais e aumento das contribuições – IRS, Segurança Social, IVA, etc., além de serem iniciativas que contribuem para a diminuição da taxa de desemprego regional.

Ilha de São Miguel

ACEESA
296 099 433
ceesageral@gmail.com

A ACEESA - Associação Centro de Estudos de Economia Solidária do Atlântico, com reconhecimento jurídico, desde 2006 é uma associação que se inclui no ramo do sector da solidariedade social, consignado no estatuto das IPSS com interesse público para a Região Autónoma dos Açores.

Ilha Terceira

Cáritas da Ilha Terceira
295 212 795
geral@caritasterceira.org

ww.caritas.pt/acores

A Caritas dos Açores é a união de todas as Cáritas de Ilha, que têm a sua sede e atividade na Diocese de Angra. Atendendo à dispersão geográfica da Diocese de Angra e à especificidade das diferentes Ilhas podem ser eretas Cáritas de Ilha, que se regem por estatutos próprios integrando a Caritas dos Açores, gozando de personalidade jurídica própria.

Ilha de São Jorge

Casa de Repouso João Inácio de Sousa
295 430 200
casarepouso.velas@gmail.com

A Casa de Repouso João Inácio de Sousa recebe idosos ou dependentes em geral, em regime de internato, reconhecemos assumir uma responsabilidade especial perante eles, os seus familiares, amigos, e ainda perante a sociedade em geral. Esta responsabilidade resulta do facto de sabermos que da maneira como o Utente for tratado, acompanhado e orientado, dependerá a sua vivência na nossa instituição.

Ilha de Santa Maria

Cooperativa de Artesanato de Santa Maria
296 884 888
coop_artesanato@sapo.pt

Cooperativa de Artesanato de Santa Maria fundada em 1989, esta Cooperativa tem duas atividades destintas a tecelagem e a padaria onde são produzidos biscoitos tradicionais de Santa Maria.

Ilha das Flores

Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz das Flores
292 590 250
scmscf@mail.telepac.pt

A Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz das Flores, IPSS—Instituição Particular de Solidariedade Social surgiu pela mão de António Vicente Peixoto Pimentel, em 1876. A Santa Casa desempenha um papel muito importante no apoio à comunidade, pois para além do Lar dispõe ainda da única Farmácia da ilha e das Valências de Apoio ao Domicílio, Centro de Apoio ao Domicílio, Centro de Atendimento e Animação de Pessoas com Deficiência e o Centro de Atendimento e Acompanhamento Familiar.

Ilha do Corvo

Santa Casa da Misericórdia da Vila do Corvo
292 590 320
geral@sccorvo.pt
https://santacasadamisericordiadocorvo.webnode.pt/

A Santa Casa da Misericórdia de Vila do Corvo, fundada em 1965, é uma Associação de fiéis, de fins não lucrativos, constituída na ordem jurídica canónica, com o objetivo de praticar a solidariedade social. Tem, também, reconhecida a sua personalidade jurídica, civil, com o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS).